Oficina 4

Transconecta: Projeto Que Estimula A Transformação Através Da Capacidade De Inovar

A 4ª Oficina do Projeto Transconecta aconteceu na quarta-feira, dia 11 de maio de 2022 às 19h, e foi realizada pelo Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), em parceria com o Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o apoio da Unisinbi.

Líderes empresariais, gestores, equipes e acadêmicos puderam entender o porquê a transformação está na capacidade de inovar e que, para isso, é preciso de uma estratégia clara de inovação para, somente então, transformarem suas indústrias. O palestrante e consultor Paulo Kendzerski, presidente do ITD (Instituto de Transformação Digital), propôs uma maneira de tomar decisões assertivas para escolher as melhores práticas para cada negócio apresentando cases de sucesso, a fim de transformar o modelo de negócios das empresas por meio de informações e tendências que podem torná-las mais competitivas em mercados complexos e inovadores.

Este encontro, com mais de 140 participantes, é mais uma das ações previstas na jornada de transformação digital do Pólo Calçadista de Birigui, que teve início em janeiro de 2022, através dos Diagnósticos de Maturidade Digital das indústrias associadas. A expectativa é de que, em setembro deste mesmo ano, ao ser realizado um novo diagnóstico, as empresas tenham se desenvolvido com base em todas as informações, treinamentos e palestras oferecidas, e estejam mais confiantes em continuar trilhando essa jornada que não acaba, pois o mercado digital permanece evoluindo dia após dia.

Além dos empresários presentes, esta edição contou com a participação do Senac de Araçatuba, no qual os alunos de duas turmas do curso Técnico em Administração vieram acompanhados dos professores, sob a supervisão do Professor Maiko Lorenzetti. O SINBI, através do trabalho que faz com a UNISINBI (braço educacional da entidade), acredita ser importante abrir espaço para conectar alunos de cursos técnicos, de faculdades e semelhantes, fortalecendo o elo entre o acadêmico e o universo corporativo com seus inúmeros desafios, possibilitando que sejam ainda mais capacitados e entendam a realidade para, então, atuarem no mercado de trabalho.

O professor fez a seguinte declaração: “Primeiramente, a intenção do Projeto Transconecta é fantástica. Quando a gente vê a vontade de uma instituição tentar melhorar o ambiente onde ela está, proporcionando um ganho geral, uma riqueza coletiva, isso é fantástico e inspira muito a gente. Só por isso o projeto já é um sucesso. Colhemos alguns depoimentos dos alunos e ficou claro para nós que as principais questões e problemas das empresas passam pelo crivo da inovação para obterem essas respostas e soluções. Então, conectá-los com essa oficina, com o “mundo” do trabalho e as organizações para que os alunos passem a observar isso com bons olhos, sem dúvida nenhuma, também é um grande passo. O Paulo disse muito bem e eu estava refletindo sobre a mudança da cultura empresarial. Acredito que, quanto mais os profissionais vierem a eventos assim e participarem, vamos construindo a mentalidade de que a inovação começa com a mudança da nossa mentalidade. Sem dúvida, a inovação é o caminho para o sucesso.”

Durante a semana, dentro da programação do projeto Transconecta, aconteceu a segunda etapa das Consultorias Evolutivas. Conforme previsto no cronograma, cada empresa participante receberá duas horas de consultorias presenciais com o Sr. Paulo, para que o mesmo possa orientá-las e sanar dúvidas a respeito do plano de ação personalizado, elaborado conforme a necessidade individual das empresas.