Foco em Fonte e Análise de Dados dos Clientes

TRANSCONECTA REALIZA OFICINA COM FOCO EM FONTE E ANÁLISE DE DADOS DOS CLIENTES

A frase “Data is the new oil?”, no português “Dados são o novo petróleo?”, foi criada por Clive Humby, um matemático especializado em dados. E esse é o tema da 3ª Oficina do Projeto Transconecta, que acontecerá na próxima quarta-feira, 13 de abril de 2022 às 19h, realizada pelo Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), em parceria com o Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o apoio da Unisinbi.

Humby afirma que os dados são muito valiosos mas, para o melhor uso, é preciso que sejam bem refinados e analisados. De forma a explorá-los em seu potencial máximo, profissionais e empresas precisam estar cada vez mais alfabetizados em dados. O Business Intelligence (BI) pode ser um grande aliado para fazer um melhor uso desse grande conjunto de dados. Enquanto o petróleo é escasso e finito, os dados não são. Fazendo uma analogia, da mesma forma que muitos países ficaram ricos com a comercialização do petróleo, existe uma grande tendência de crescimento para as organizações que souberem trabalhar os seus dados.

Entendendo o potencial dos dados e com o intuito de preparar as empresas do APL de Birigui para esse novo momento da economia digital, o Transconecta oferece nesta oficina, através dos palestrantes Paulo Kendzerski, presidente do ITD (Instituto de Transformação Digital) e Carlos Rodrigo Oliveira (Cientista de Dados), uma apresentação de cases das empresas que, ao saberem coletar, analisar e extrair informações úteis dos dados, evoluíram ao ponto de ampliarem seus negócios sem dependerem de fatores externos, como crises ou crescimento econômico do país.

Em um vídeo de divulgação do evento, Paulo Kendzerski disse: “Mais do que uma palestra teórica, vamos trazer duas situações que, com certeza, todo empresário, principalmente da indústria de calçados, precisa para transformar o seu negócio. No B2B, vamos trazer um exemplo prático e claro, onde os participantes sairão do evento já com seu caminho traçado. No B2C, abordaremos como melhorar a comunicação através dos dados que são estratégicos para o futuro dos negócios.”

Na sequência desta oficina, ainda no mês de abril, se dará início aos atendimentos das Consultorias Evolutivas que ocorrerão presencialmente e irão até o mês junho, no qual auxiliarão as 29 empresas participantes do projeto.