Oficina 3

TRANSCONECTA: UM PROJETO QUE VEM TRANSFORMANDO O POLO CALÇADISTA DE BIRIGUI

Novamente, a participação do público superou as expectativas. Foram quase 200 inscritos na 3ª Oficina do Projeto Transconecta, que aconteceu na última quarta-feira, 13 de abril de 2022 às 19h, realizada pelo Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), em parceria com o Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o apoio da Unisinbi.

A oficina teve o tema inspirado na frase “Data is the new oil”, ou seja, “Dados, são o novo petróleo”, criada por Clive Humby, um matemático especializado em dados, e com um tom de dúvida, ficou assim: “Dados, são o novo petróleo?”. Essa pergunta foi feita aos participantes e, ao pairar uma incerteza no ar, ficou evidente a necessidade de trazer o assunto e a necessidade que as empresas têm de entender o que fazer com os dados de seus clientes. Humby afirma que os dados são muito valiosos mas, para o melhor uso, é preciso que sejam bem refinados e analisados. De forma a explorá-los em seu potencial máximo, profissionais e empresas precisam estar cada vez mais alfabetizados em dados, até porque, existe uma grande tendência de crescimento para as organizações que souberem trabalhá-los.

Os palestrantes Paulo Kendzerski, presidente do ITD (Instituto de Transformação Digital) e Carlos Rodrigo Oliveira (Cientista de Dados), reforçaram isso explicando como o Business Intelligence (BI) pode ser um grande aliado para fazer um melhor uso desse grande conjunto de dados, já que, enquanto o petróleo é escasso e finito, os dados não são. Para clarificar o potencial dos dados ao empresariado e preparar as empresas do APL de Birigui para esse novo momento da economia digital, os consultores foram além da teoria, apresentando duas situações que toda indústria de calçados precisa para transformar o seu negócio, além de cases de instituições que souberam coletar, analisar e extrair informações úteis dos dados, evoluindo ao ponto de ampliarem seus negócios sem dependerem de fatores externos, como crises ou crescimento econômico do país. E ainda, ressaltaram a relevância do cliente na tomada de decisões ao expor o exemplo da gigante Amazon, no qual, Jeff Bezos colocou uma cadeira vazia na mesa de reunião, sendo esta a forma que ele encontrou para que ninguém esquecesse que o cliente não está presente naquela discussão, mas que deve ser considerado – SEMPRE!

É válido mencionar que o Transconecta é um projeto que visa transformar o modelo de negócios das empresas, por meio de informações e tendências que tendem a torná-las mais competitivas, em mercados complexos e inovadores. A transformação está na capacidade de inovar.

Ao final da oficina, o Gestor Comercial da La Femme, Sr. Roberto disse em nota – “Hoje, mais do que nunca, todo tipo de informação é fundamental e, se tratando do digital, é uma evolução que não tem para onde fugir. O Transconecta vem de encontro com a necessidade do grande empresário, do médio e do pequeno, pois tem nos ajudado a entender o que realmente é necessário para a empresa nesta nova era. Tanto que fomos uma das empresas citadas, que fizeram o envio de mensagens aos nossos clientes, solicitando algumas respostas específicas, para analisarmos melhor o perfil deles. Nossas expectativas para as próximas etapas do programa são as melhores. Hoje, o que foi apresentado sobre a parte de análise de dados, são coisas que a gente vê no nosso dia a dia, mas não nos atentamos. O Transconecta, com certeza, faz diferença aqui em Birigui.” – reforçando a credibilidade que o programa tem alcançado.

Para mais informações sobre Dados, preencha o formulário desta página e baixe o e-book.

Na sequência desta oficina, ainda no mês de abril, se dará início aos atendimentos das Consultorias Evolutivas que ocorrerão presencialmente e irão até o mês junho, no qual auxiliarão as 29 empresas participantes do projeto.