2º Diagnóstico de Maturidade Digital

TRANSCONECTA APRESENTA 2º DIAGNÓSTICO DE MATURIDADE DIGITAL AOS EMPRESÁRIOS

Na última quinta-feira, no dia 29 de setembro de 2022 às 8h, iniciada com um delicioso café da manhã, empresários e colaboradores das 29 empresas participantes do Projeto Transconecta, tiveram a oportunidade de juntos analisarem a entrega da 2ª Edição do Diagnóstico de Maturidade Digital que permitiu a comparação do estado inicial das empresas, em janeiro, com o estado atual através de uma apresentação dos dados consolidados até o momento.

A pauta também reforçou a mudança cultural que as indústrias precisam passar, tão indispensável para tornar a transformação digital uma realidade. Os Líderes de negócios precisam estar preparados para trabalhar nesse ambiente dinâmico e em constante evolução. É preciso que as empresas tenham flexibilidade para poderem se reinventar constantemente, desenvolvendo atributos como tolerância ao risco, segurança para testar, capacidade de colaboração, transparência, velocidade, protagonismo e abertura ao novo.

Os elementos da Transformação Digital apresentados foram: Transformação da EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR, que envolve entender o cliente, definir novos pontos de contato e identificar novas formas de comunicação. Transformação dos PROCESSOS OPERACIONAIS, que vai desde mapear os processos (internos e externos), capacitar os colaboradores e gerenciar performance. Transformação dos MODELOS DE NEGÓCIOS, que visa elaborar novos modelos de negócios e novas formas de medir os resultados. O objetivo da Transformação Digital é fazer com que as empresas se tornem relevantes na Era do Consumidor Conectado, enquanto crescem as oportunidades de negócios, bem como implementem de forma eficiente os processos necessários para obterem maior competitividade.

“Analisando friamente, é claro que de janeiro a setembro houve pouco tempo para uma grande transformação, mas os esforços dedicados, com o método adequado a necessidade das indústrias, deram bons resultados e muita clareza de como o Polo Calçadista de Birigui ainda pode melhorar. As startups brasileiras visam muito a “Escalabilidade”. Isso está arraigado em nossa cultura empresarial e precisamos aprender com a China, onde seu foco está na “Velocidade, Agilidade e Alcance”, o que a tem feito atingir um grande crescimento econômico no país.” – disse o consultor Paulo Kendzerski (Presidente do ITD – Instituto de Transformação Digital).

Paulo complementou – “Houve uma grande evolução na questão tecnológica, mas ainda é preciso aprimorar mais o processo de atendimento, pensado exclusivamente na necessidade do consumidor e não da indústria. Certas ações foram feitas em algumas empresas, o que deram bons retornos, mas algumas empresas ainda precisam executar essas ações, como perguntar aos consumidores os dados e informações relevantes, tanto do usuário comprador, como dos demais envolvidos e construir uma jornada de compra dos mesmos, a exemplo da grande Starbucks. Em Birigui, percebe-se que a tecnologia está disponível mas falta mais empatia da indústria para com o cliente, em atendê-lo conforme a sua disponibilidade, por exemplo, fora do horário comercial. O uso de um chatbot é uma opção de recurso básico que pode ajudar a indústria a não deixar o cliente ficar sem resposta.”

Na última quinzena de outubro será apresentado, em um evento da Semana da Indústria, aberto ao público, um vídeo de retrospectiva do Projeto Transconecta para esclarecer todo o esforço dedicado e os  resultados obtidos. Também com esta finalidade, está programado, e já em andamento, a edição de uma Revista Digital que será apresentada em novembro para fechar o ano com todos os detalhes do projeto.

Este projeto está sendo realizado pelo Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), em parceria com o Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o apoio da Unisinbi.