Consultorias Evolutivas

Transconecta Realiza Consultorias Evolutivas Presenciais

Nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2022, aconteceu durante o Projeto Transconecta a segunda etapa das Consultorias Evolutivas presenciais, conforme previsto no cronograma. Cada empresa participante receberá duas horas para serem orientadas pelo consultor e sanarem dúvidas a respeito do plano de ação personalizado, elaborado conforme a necessidade individual das indústrias.

Algumas das empresas atendidas expressaram gratidão e manifestaram através de depoimento suas satisfações, como foi o caso do sr. Elem Martins, conhecido como Gaúcho e empresário da Lig Lé, que na quarta-feira disse:

“O projeto como um todo, na minha indústria, foi muito bom. A gente está vendo coisas que eu não sabia onde procurar e está sendo muito desafiador porque a cada dia descubro coisas novas, enfim, a gente não consegue parar de evoluir.

O diagnóstico de maturidade foi muito bom porque a gente tem a loja virtual e descobriu coisas que estávamos fazendo errado, ou que estávamos fazendo certo e que podemos melhorar. Através dos encontros online a gente esclarece dúvidas, métodos e muitas coisas que, lá na palestra se ouve mas depois acaba ficando meio em incerto.

O plano de ação também foi excelente porque a gente traçou metas, objetivos e a gente está tentando seguir, resolvendo os nossos problemas da loja virtual. A medida que iam surgindo os empecilhos e as travas no meio do caminho, conversar com o consultor sobre o plano de ação foi muito bom, ajudou a descobrir que o nosso público-alvo não estava sendo o que a gente queria, então com o consultor, a gente conseguiu acertar esse detalhe.

A consultoria presencial foi muito boa porque, conversando com o consultor, a gente conseguiu ver detalhes que faltavam. Com a explicação frente a frente fica bem mais fácil entender o que ele quer dizer e abrimos mais a nossa mente perante essa trajetória que teremos. Eu sei que ainda tem muita coisa pra implementar, é um trabalho difícil mas vou trabalhar em cima disso para estar implementando.”

Outra empresa que se manifestou foi a Sporteen, através da empresária Maria Cecília. Ela foi visitada na sexta-feira (13/05):

“Eu acredito que o Transconecta veio para trazer muita inovação para o setor industrial de Birigui, para mexer com as estruturas do modelo tradicional que as empresas se encontravam inseridas, veio para trazer novidade, pra fazer pensar em como a gente pode inovar, como continuar sendo ativo no mercado de trabalho de uma maneira eficiente e que possa atingir o público, não só fornecendo o produto, mas fornecendo uma experiência completa.

O diagnóstico de maturidade realmente nos abalou ao vermos que estávamos numa posição mais estagnada e não é a posição que queremos estar daqui há um tempo. Então, a gente quer terminar este projeto tendo subido alguns níveis.

Os encontros online foram muito válidos, a gente conseguiu sentir “na pele” as mudanças que precisamos fazer, esclareceu nossas ideias, fez pensar como que a gente quer fazer esse negócio dar certo, sair da mesmice, inovar, trazer coisas novas e diversificadas.

O plano de ação nos fez ver como que a gente ia começar a mudar alguma coisa, a transformar digitalmente a empresa. Então começamos pelas partes do Google Meu Negócio, do Google Analytics e já começamos a fazer essa transição para o site próprio, que a gente não tinha. Por mais que seja, por enquanto, um site institucional, é importante a gente ter essa base de dados de quantas pessoas procuraram o nosso negócio, porque procuraram, então acho que isso foi muito válido.

A consultoria presencial, acredito que para nós todos aqui da empresa, foi muito rica porque, ter essa possibilidade de conversar com o consultor, que faz a gente realmente se mexer na cadeira querendo fazer alguma coisa acontecer foi muito válido, foi uma experiência incrível. Acredito que de hoje em diante, muitas coisas boas vão sair ainda.”

Ainda na sexta-feira, outra empresa visitada foi a Ortofino que, através do Felipe Vitorino, Gestor de E-commerce, deixou seu depoimento:

Sobre o Transconecta, a gente tem enxergado muitas possibilidades, uma visão diferente que vem, não só apontando o caminho certo que a gente pode estar trilhando, mas também aperfeiçoando tudo aquilo que a gente já tem feito. Isso tem proporcionado bons resultados, outras formas de executar, de uma maneira mais eficiente, mais produtiva, realmente, uma mudança de cultura, um novo formato que pode atender, não só as nossas necessidades de hoje, mas também ajudar a pôr o pé no chão sobre o “aonde” nós vamos estar daqui um tempo.

Sobre o diagnóstico de maturidade digital, todos os pontos levantados e as avaliações feitas condizem com o que realmente precisávamos melhorar. Através da investigação, percebemos onde conseguiríamos evoluir, onde a gente não está executando e onde não estamos fazendo bem feito.  Esse diagnóstico de maturidade cumpriu com o que ele propôs, a gente conseguiu amadurecer os nossos processos internos e evoluir a nossa forma de trabalhar. 

Sobre os encontros online, eu até me surpreendi, porque não só mostrou o caminho e os pontos que a gente teria que melhorar, mas a gente também foi orientado como que poderia estar evoluindo nesta questão da maturidade digital da nossa empresa que, até então, temos colocado em prática e, assim, atingido com eficiência os resultados. Toda a orientação foi muito pedagógica e não tivemos dificuldade de absorver pois foi passado com clareza.

Sobre o plano de ação, a princípio eu não tinha observado com tanta profundidade as dificuldades que existiam em executar ele ou também não conseguia enxergar quais resultados ele traria pra gente. Não foi um plano de ação complexo, porém eu percebi que, no dia-a-dia, filtrar toda essa orientação e todo esse desafio gerou situações, processos secundários, desafios novos e a gente foi percebendo isso durante a execução. À medida em que fomos executando ele, a gente foi tirando fora as situações que poderiam estar atrapalhando a execução. Confiamos muito no plano de ação e já conseguimos observar que tem trazido resultados pro nosso setor. Por exemplo, o plano de ação de entender quem é o nosso público, de aumentar a nossa base de dados e aí a gente passou a se perguntar sobre os processos para tornar ele mais eficiente, tem sido sensacional.

Uma grande mudança foi que a gente passou a entender melhor o nosso consumidor final. Não quem compra o nosso produto, mas quem está usando o nosso calçado. Isso aumenta muito a reincidência de compra, aumenta muito a valorização da marca quando a mamãe vê que o filho dela está satisfeito com o nosso produto, então a gente está caminhando mais por este caminho. Isso gera muito mais resultado do que as outras estratégias de marketing que a gente vinha aplicando até então.

Hoje a gente tem uma pessoa específica que trabalha a experiência de compra do cliente comprador e consumidor. Foi a maior vantagem até então que a gente conseguiu extrair de toda essa conversa com o Transconecta.

Sobre a consultoria de hoje foi interessante ver que a nossa empresa está na mesma linha de raciocínio da proposta que o Transconecta está trazendo. Também me ajudou a perceber que os diretores da empresa têm a mente aberta e são receptivos a essas informações. Então, a mentalidade que a gente está tentando mudar desde o começo, que é trazer a indústria tradicional para o meio digital, a consultoria de hoje tornou isso mais claro e mais receptivo por parte da diretoria. Fico feliz, como gestor de e-commerce, por saber que o marketing e a estratégia digital da nossa empresa estão caminhando no caminho certo.

As nossas expectativas ainda para o projeto do Transconecta são clarear as informações sobre a indústria 4.0, pois é um assunto muito amplo e ainda há muita curiosidade. Como transformar a nossa indústria hoje, seja na questão do maquinário, seja na questão da organização da equipe, da transformação da mentalidade das pessoas? Porque, até então, nós conseguimos trabalhar na questão do marketing digital de maneira mais limitada à venda, ao cliente e entender esses processos. Mas há uma parte da indústria que ainda carece muito de compreender essas informações e eu estou curioso para ver quais são as novas informações que o Transconecta vai trazer, junto a novos desafios, e a gente vai tentar colocar elas em prática.

Eu, particularmente, estou surpreso, pois não imaginava que um projeto desse porte chegaria até a indústria do calçado de Birigui. Muito interessante, vocês estenderam as mãos mesmo, trouxeram um conteúdo de ponta. Não só a indústria ganha com isso, esse trabalho vai muito além e isso muda até a mão de obra local. Não tem nem como sugerir melhoria para tudo isso.”

Seguindo a programação, o projeto oferece a 5ª e última Oficina com o tema “Sua Empresa está preparada para a Indústria 4.0?” que acontecerá na quarta-feira, dia 08 de junho de 2022 às 19h, no qual estarão dois palestrantes, os consultores Paulo Kendzerski, Presidente do ITD – Instituto da Transformação Digital, e o Luiz Gustavo da Rosa, que tem experiência nas áreas de Planejamento, Comercial e Marketing, em empresas de médio e grande porte no segmento de  Telecomunicações, Entretenimento, Moda e Calçados, e que foi palestrante no Fórum Brasil de E-Commerce, Vtex Day e Conferência do Mercado Brasileiro de Skate. Essa iniciativa é realizada pelo Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), em parceria com o Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o apoio da Unisinbi.

Ainda no mês de junho, será dado continuidade às Consultorias Evolutivas para o restante das indústrias participantes, fechando então o ciclo dos atendimentos presenciais e dando capacitação às empresas de colocarem em práticas os conhecimentos adquiridos, como também os planos de ações criados de forma personalizada.