HoPE Canvas: Uma Ferramenta para Expressar seu Propósito

HoPE Canvas permite expressar em uma folha de papel a tradução de seu propósito em um projeto tangível.

Se sempre foi importante basear nossas iniciativas em um bom propósito, hoje isso é urgente. Se a sociedade humana já vivia a chamada transformação digital, hoje ela foi acelerada pela pandemia e pelo isolamento social. Se a inovação há muito é um fator de sucesso para os negócios, hoje é um requisito para explorar novos modelos de criação e compartilhamento de valor.

“… quando você chega ao topo da colina e está decidindo sobre os próximos empregos, próximos passos, carreiras, educação adicional, você prefere encontrar um propósito do que um emprego ou carreira. O propósito cruza as disciplinas. O propósito é um elemento essencial de você. É a razão pela qual você está no planeta neste momento específico da história. Sua própria existência está envolvida nas coisas que você está aqui para cumprir. Seja o que for que você escolher para uma carreira, lembre-se, as lutas ao longo do caminho servem apenas para moldá-lo para o seu propósito. ” Discurso de Chadwick Boseman na Universidade Howard.

Meu Propósito

HoPE Canvas tem o objetivo de ajudar empreendedores e mentores a esboçarem a essência de um projeto ou negócio baseado em um propósito. O título HoPE, uma abreviatura de House of Purpose Expression – Casa da Expressão do Propósito, foi escolhido para refletir a esperança que a gente tem quando projeta algo visando um mundo melhor. A ideia da casa surgiu porque a forma do diagrama lembra as casinhas que as crianças desenham (Figura 1).

Figura 1 — HoPE Canvas — House of Purpose Expression

Os componentes do HoPE Canvas

O Propósito: Mantenha a Cabeça nas Nuvens
O telhado da casa é baseado no Ikigai, utilizado pelos habitantes da ilha de Okinawa, no Japão, para expressar o motivo pelo qual vale a pena saltar da cama pela manhã. Começamos desenvolvendo empatia com “O QUE O MUNDO PRECISA” e, em seguida, pensando em como podemos atender a essa necessidade, combinando “O QUE AMAMOS” e “O QUE PODEMOS FAZER” (Figura 2). Mais tarde, iremos pensar sobre “O QUE PODE SUSTENTAR NOSSO PROPÓSITO”, inspirado no quarto elemento do Ikigai (Figura 2).

Figura 2 — Teto do HoPE Canvas, basado no Ikigai

As perguntas na 3ª pessoa (NÓS) destacam a natureza colaborativa do HoPE Canvas.

O projeto: Mantenha os Pés no Chão
O corpo da casa é baseado no Business Model Canvas, criado por Osterwalder e Pigneur e amplamente adotado para representar o modelo de negócios de startups (Figura 3).

Figura 3 — Corpo do HoPE Canvas, baseado no Business Model Canvas de Osterwalder e Pigneur.

Mudamos um pouco os nomes de alguns blocos do Business Model Canvas para deixar claro que o projeto ou negócio, que está sendo desenhado, visa criar valor para todos os atores envolvidos ou afetados por sua existência (conhecidos em inglês como stakeholders). Portanto, BENEFICIÁRIOS pode abranger clientes e usuários de um serviço ou produto, cidadãos que colhem os benefícios (ou os problemas) gerados pelo projeto, bem como outras instituições participantes.

Da mesma forma, GANHOS COMPARTILHADOS abrangem tanto as receitas de um negócio quanto os ganhos, qualitativos ou quantitativos, gerados para a comunidade, o meio ambiente e o mundo como um todo. E no mesmo espírito, HoPE Canvas pode ser usado para envolver todos os APOIADORES e PARCEIROS na criação de uma PROPOSTA DE VALOR COMPARTILHADO, incluindo investidores e patrocinadores alinhados com o propósito em questão.

O Desafio: Tornar o Sonho Realidade
A conexão entre o telhado e o corpo da casa nos ajuda a traduzir um PROPÓSITO AMPLO OU AMBICIOSO em um PROJETO FOCADO E ALCANÇÁVEL (Figura 4).

Figura 4 — A conexão entre o propósito e um projeto que pode expressá-lo.

A Gênese do HoPE Canvas

As vantagens de usar um modelo visual em vez de uma descrição textual são múltiplas. Um diagrama ou tabela pode (1) capturar e sintetizar os elementos essenciais de nossos pensamentos e discursos; (2) ajudar os participantes a criar uma linguagem comum e estar na mesma página; (3) ser usado para representar algo que já existe — o COMO É — ou que está sendo imaginado — O QUE SERÁ; e (4) a coleção das várias versões do modelo visual torna mais fácil ver como o modelo evoluiu ao longo do tempo e comparar as decisões e escolhas feitas em cada etapa.

Desde 2017, venho usando o Ikigai como a primeira abordagem ao ensinar e orientar empreendedores no processo de concepção de um modelo de negócios voltado para um propósito. Comecei a aplicar o modelo Ikigai combinado com o Business Model Canvas no workshop Mindful Business, criado para ajudar os profissionais holísticos a repensar o modelo de negócio de suas atividades. Esse processo é descrito no artigo “13 Perguntas Para Projetar um Empreendimento Baseado em Propósito: Criando ‘Negócios Para O Bem”, publicado no Medium. Desde então, minha intenção tem sido ajudar as pessoas a superar a inércia e é por isso que pergunto brincando a sério: “Você vive sem querer ou DE PROPÓSITO?”

Uma abordagem semelhante foi aplicada em meu workshop Inovemus, que é voltado para mentores de negócios e empreendedores, que estão criando um modelo de negócio baseado em propósito. E foi durante uma aula no Inovemus, que testei uma versão anterior do HoPE Canvas e percebi que os participantes acharam-na útil tanto para analisar o estudo de caso, quanto para desenhar um novo modelo de negócio, ambos orientados por propósito.

Usando o HoPE Canvas

Embora não haja uma “sequência correta” para usar o HoPE Canvas ao criar um projeto ou negócio baseado em propósito, podemos seguir o roteiro ilustrado a seguir para explorar e avaliar as várias possibilidades previstas durante o processo de design.

Figura 5 — Um encadeamento intuitivo para desenvolver um HoPE Canvas.

Inspiração e “o Propósito”
Quando somos tocados por algo que o MUNDO PRECISA e NÓS AMAMOS, então podemos prestar atenção a QUEM NO MUNDO PRECISA e avaliar O QUE PODEMOS FAZER a respeito. Assim, descobrimos um PROPÓSITO que vale a pena realizar.

Conspiração e “o Projeto”
Porém, para torná-lo realidade, precisamos escolher como traduzir este PROPÓSITO AMPLO ou AMBICIOSO em um PROJETO FOCADO e ALCANÇÁVEL. Neste ponto, podemos analisar as NECESSIDADES e os GANHOS ESPERADOS vis-à-vis as OPORTUNIDADES e os DESAFIOS ESPERADOS. Aqui, é essencial desenvolver empatia e proximidade com potenciais BENEFICIÁRIOS e prospectar potenciais STAKEHOLDERS E PARCEIROS, que podem financiar ou apoiar os meios para dar vida ao projeto ou negócio.

Transpiração e “o Desenho”
Finalmente, é hora de conceber uma PROPOSTA DE VALOR COMPARTILHADO, que atenda às necessidades dos beneficiários e gere os ganhos esperados para eles; decidir quais ATIVIDADES e RECURSOS são necessários para produzir o valor proposto; e escolher os meios adequados de RELACIONAMENTO e os melhores CANAIS para entregar o valor coletivo proposto aos principais beneficiários, às demais partes interessadas, aos parceiros, à comunidade, ao meio ambiente e ao mundo como um todo.

Ao longo do processo, devemos pesar os GANHOS COMPARTILHADOS — qualitativos e quantitativos — gerados vis-à-vis os CUSTOS COMPARTILHADOS e os esforços exigidos pelo projeto, para garantir que levamos em consideração O QUE PODE SUSTENTAR NOSSO PROPÓSITO,
no longo prazo.

Esperanças e Próximos Passos

Esperamos de coração que o HoPE Canvas possa ser útil para aqueles que estão desenvolvendo projetos e negócios baseados em propósito, como aqueles em linha com o comunidade Zebras Unite, iniciativas de Valor Compartilhado (Shared-Value), negócios sociais Yunus, B-Corps e as muitas formas sendo exploradas para criar valor que melhore a vida de todas as formas de vida, neste único planeta Terra que temos.

Como uma forma de tornar real esta esperança, buscamos parcerias para a aplicação do HoPE Canvas em projetos-piloto, visando avaliar possíveis melhorias, bem como a sua integração com outras ferramentas e frameworks que visam a conceção de projetos e negócios com propósito.

Vamos juntos.

POR CLAUDIO DIPOLITTO

Especialista em Inovação de Impacto Socioambiental – Diretor de inovação na ABMEN – Pesquisador e mentor com foco em negócios com propósito – Autor do HOpE Canvas – Ferramenta para criar negócios baseados em propósito e do inovemus 360 – Metodologia ágil de modelagem de negócios.