Oficina 1

POLO DE BIRIGUI FAZ LANÇAMENTO DO PROJETO TRANSCONECTA

1ª Oficina de Transformação Digital

O SINBI – Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo – SDE, lançaram no dia 10 de fevereiro o Projeto Transconecta: Programa de Inovação e Transformação Digital do APL de Birigui, com a presença de lideranças empresariais da indústria da moda (calçado, vestuário e componentes) e da Sra. Adriana Tedesco Telerman – Coordenadora de Desenvolvimento Regional e Territorial da SDE, representando o Governo do Estado de São Paulo.

O encontro marcou o início das atividades do TRANSCONECTA que é o primeiro projeto setorial, de um APL para fomentar a competitividade das indústrias do polo, por meio da inovação e transformação e maturidade digital.

Para o Presidente do SINBI, Renato Ramires “O TRANSCONECTA é fruto de um trabalho do SINBI, por meio da UNSINBI – Braço Educacional da Entidade, em busca de projetos que visem contribuir com o desenvolvimento das indústrias do APL, frente aos desafios do mercado, tendo como foco, promover ações que contribuam para transformar o modelo de negócio das indústrias que devem ter como principal habilidade, a de adaptação e agilidade para as mudanças”.

A Sra. Adriana Tedesco, Coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Regional, avaliou o evento de forma muito positiva. “O evento mostrou o potencial que a região ainda tem. Estou saindo muito animada e realizada porque uma parte do meu trabalho, que é fomentar as empresas, está acontecendo e estou conseguindo ver isso na prática.”.

Participaram desse encontro, mais de 160 convidados do SINBI, indústrias de calçados, vestuário e componentes de materiais para o setor, que tiveram a oportunidade de identificar o nível de maturidade digital do APL, através de diagnóstico realizado em que o resultado demonstra um alto potencial de oportunidades para as indústrias trabalharem a sua inserção no universo digital. A pontuação das empresas em cada indicador e o resultado global do APL, reflete a urgência pela transformação do modelo de negócio, no qual as empresas precisam se adaptar às ferramentas digitais para manter-se de uma forma sustentável no mercado, que é global e demanda por agilidade.

Essa foi a primeira de uma jornada de cinco oficinas que serão oferecidas sobre o tema de Transformação Digital. Durante a programação, o SINBI divulgou os próximos passos, como o envio do Diagnóstico de Maturidade Digital por empresa e dos Planos de Trabalho individual. Apresentou também o processo de seleção de 32 empresas que receberão consultoria e mentorias para acompanhar a aplicação dos Planos, com encontros presenciais e on-line realizados por consultores especializados em transformação digital. Todas as atividades serão sem custo para o empresário, já que o projeto está sendo subsidiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por ter sido contemplado em um edital de fomento aos APLs.

Visando oferecer aos empresários do polo de Birigui a oportunidade de fortalecer o futuro digital de suas indústrias, Ilse Guimarães apresentou o projeto e na sequência, Paulo Kendzerski, Presidente do Instituto Transformação Digital (ITD), ministrou a oficina com o tema ‘Liderança Transformadora para o Futuro dos Negócios’. Na mesma noite, como um bônus para os espectadores, Marcelo Pimenta, autor do recém lançado livro “Economia da Paixão, através de uma palestra online, fez o público levantar e se animar, complementando com ricas informações sobre a Economia da Paixão, nome do seu livro recentemente publicado. O agrado do público foi unânime e a promessa de que cada associado iria receber um diagnóstico personalizado sobre a maturidade digital de sua empresa, deixou a curiosidade no ar.

“Eu achei a palestra de hoje muito pertinente, muito realista, surpreendente e me deixou muito motivada com o projeto de transformação digital. Ela foi muito esclarecedora e trouxe uma reflexão muito profunda sobre o quanto ainda falta para a gente aprender para realmente chegar na era digital.” relatou Silvia Alzira Abeid Furio (Gerente Regional do Sebrae Araçatuba). E disse ainda mais: “Eu gostei tanto da apresentação e estou saindo tão motivada que eu espero participar das próximas palestras.”

“Eu achei uma palestra muito interessante, pois trouxe uma provocação bem grande para os empresários biriguienses sobre o processo de transformação digital (…) gostei bastante da palestra.” disse José Augusto Romeiro Barboza (Empresário da La Femme).

“Os números que foram apresentados de uma pesquisa bem profunda, com certeza foi uma grande surpresa. Nós acreditamos estar num patamar onde nós consideramos já ser digitais mas, na verdade, quando olhamos para dentro da empresa, nós deixamos de ver a principal figura que constrói o nosso negócio, que é o cliente. Acredito muito que o Transconecta irá nos ajudar a fazer essa mudança e rapidamente iremos estar em outro patamar.” salientou Rodrigo Ribeiro (CEO da WorldColors Calçados).

“O Transconecta vem para inovar e para transformar o nosso polo. Passamos aí pela pandemia com grandes dificuldades e nós ficamos um pouco paralisados com tudo o que aconteceu. Agora é momento de retomar e nada melhor do que um projeto dessa grandeza para nos ativar, nos lançar para o futuro, para o novo e para as conexões. Nós não podemos deixar essa oportunidade passar sem estar dentro desse projeto tão fantástico.” reforçou Valdenice Aparecida Alves (Empresária da Pitcho’s Calçados).

Para participar e acompanhar o TRANSCONECTA, acompanhe nossos canais digitais do SINBI. Entre para esse movimento de transformação do seu negócio.