Depoimento da Adriana (Coord. Desenv. Regional e Territorial da SDE)

A Sra. Adriana Tedesco avaliou o evento de forma muito positiva.

A transformação digital está mudando a forma de atuar de organizações de todos os segmentos.

O SINBI – Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo – SDE, lançaram no dia 10 de fevereiro o Projeto Transconecta: Programa de Inovação e Transformação Digital do APL de Birigui, com a presença de lideranças empresariais da indústria da moda (calçado, vestuário e componentes) e da Sra. Adriana Tedesco Telerman – Coordenadora de Desenvolvimento Regional e Territorial da SDE, representando o Governo do Estado de São Paulo.

O encontro marcou o início das atividades do TRANSCONECTA que é o primeiro projeto setorial, de um APL para fomentar a competitividade das indústrias do polo, por meio da inovação e transformação e maturidade digital.

Paulo Kendzerski, Presidente do Instituto Transformação Digital (ITD), ministrou a oficina com o tema ‘Liderança Transformadora para o Futuro dos Negócios’. Na mesma noite, como um bônus para os espectadores, Marcelo Pimenta, autor do recém lançado livro “Economia da Paixão, através de uma palestra online, fez o público levantar e se animar.

 

Ela disse:

“Eu adorei a palestra de hoje! Ela mostrou o potencial que a região ainda tem. Estou saindo muito animada e realizada porque uma parte do meu trabalho, que é fomentar as empresas, está acontecendo, estou conseguindo ver isso na prática.

Eu entendo que o projeto Transconecta é muito importante porque a gente vai conseguir mostrar para o mundo as empresas de Birigui e fazer com que elas mostrem todo o seu potencial, não só dos produtos, mas das empresas em si e do polo como um todo.

Agora, realmente, é uma chance única que a gente tem de mostrar Birigui para o mundo e todos os produtos que Birigui tem.

Por um lado, as estatísticas assustam, mas por outro lado, a gente vê que há um potencial enorme então com alguns ajustes, alguns acertos que possam ser feitos dentro das empresas, algumas alterações de comportamento podem trazer um ganho enorme para as empresas e para a região. A princípio assusta um pouco, mas eu prefiro olhar pelo lado do potencial, que a gente sabe que é uma região que tem um potencial de venda muito grande. Então, com alguns ajustes feitos, a gente sabe que pode ganhar o mundo.

Eu acho que a gente consegue com algumas palestras, algumas mudanças de atitudes, eu acho que realmente a gente consegue trazer um potencial muito maior para as empresas. Hoje, eu acho que foi só uma sementinha que foi plantada, mas eu entendo que várias outras pequenas atitudes possam ser tomadas, através de vários pequenos ensinamentos podem mudar muitas coisas dentro das empresas. Não só eu voltaria para as outras palestras como se eu pudesse levar o projeto para outros arranjos produtivos, eu também levaria.

Seriamente, acredito que toda mudança que a gente vai fazer, que seja comportamental, leva um tempo, a gente precisa assimilar algumas informações, pensar, ter dúvidas e não é com uma informação, uma reunião ou uma palestra que a gente vai conseguir.

Quando falamos em crescer na questão digital, o estado de São Paulo tem um potencial enorme. A gente vê que muitas empresas já conseguiram evoluir, mas muitas estão no começo dessa caminhada. Se a gente conseguisse trazer isso para o estado inteiro seria um ganho enorme de empregos, de geração de renda, de melhora na distribuição de renda, de redução da desigualdade regional. Se a gente conseguisse levar isso para mais empresas, mais arranjos produtivos, para mais polos, a gente conseguiria um ganho muito bom para o Estado, a gente falaria de aumento de PIB, de diminuição de pobreza.

O polo de Birigui, eu entendo que, toda essa parte de calçado e de moda, o consumo só tende a aumentar, com a população vai aumentando o consumo também acaba aumentando pois é uma coisa cíclica, não é um bem durável, é uma coisa que a gente usa por um tempo e a gente quer alterar a roupa, a gente quer trocar o sapato, a gente quer outra cor, então é um consumo que não pára nunca. A gente, conseguindo mostrar que Birigui tem esse potencial de produção e de venda para o mundo, eu entendo que o consumo só vai aumentar. A gente tem esse potencial já instalado aqui. Então entre comprar de Birigui e comprar da China, vamos comprar de Birigui, vamos mostrar que a gente tem tudo isso, que a gente tem capacidade produtiva, a gente faz um bom produto, que é sustentável, que a gente sabe vender e que atuamos com todas essas frentes. Então, vamos mostrar Birigui para o mundo.”