Depoimento da Silvia (Gerente Regional do Sebrae Araçatuba)

A Sra. Silvia Alzira Abeid Furio avaliou o evento de forma muito positiva.

A transformação digital está mudando a forma de atuar de organizações de todos os segmentos.

O SINBI – Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo – SDE, lançaram no dia 10 de fevereiro o Projeto Transconecta: Programa de Inovação e Transformação Digital do APL de Birigui, com a presença de lideranças empresariais da indústria da moda (calçado, vestuário e componentes) e da Sra. Adriana Tedesco Telerman – Coordenadora de Desenvolvimento Regional e Territorial da SDE, representando o Governo do Estado de São Paulo.

O encontro marcou o início das atividades do TRANSCONECTA que é o primeiro projeto setorial, de um APL para fomentar a competitividade das indústrias do polo, por meio da inovação e transformação e maturidade digital.

Paulo Kendzerski, Presidente do Instituto Transformação Digital (ITD), ministrou a oficina com o tema ‘Liderança Transformadora para o Futuro dos Negócios’. Na mesma noite, como um bônus para os espectadores, Marcelo Pimenta, autor do recém lançado livro “Economia da Paixão, através de uma palestra online, fez o público levantar e se animar.

Ela disse:

“Eu achei a palestra de hoje muito pertinente, muito realista, surpreendente e me deixou muito motivada com o projeto de transformação digital. Ela foi muito esclarecedora e trouxe uma reflexão muito profunda sobre o quanto ainda falta pra gente aprender para realmente chegar na era digital.

O que eu entendi do projeto Transconecta é que ele vai trazer conteúdo, conhecimento e, mais do que isso, ele tem o interesse de gerar transformação no comportamento das pessoas. Ficou muito claro, na apresentação do projeto que, mais do que a ferramenta e do que as pessoas que mexem na ferramenta, é importante que o dono da empresa se transforme comportamentalmente.

Na apresentação do projeto eu fiquei muito impressionada com as estatísticas apresentadas. Me surpreendeu porque, realmente, de tudo o que foi perguntado, nós vimos o quanto falta ainda para as empresas se inserirem digitalmente. Eu não esperava, fiquei muito surpresa.

Eu gostei tanto da apresentação e estou saindo tão motivada que eu espero participar das próximas palestras. Eu penso que hoje estou saindo muito cheia de informação, de conteúdo, de disposição e motivação e tenho certeza que as próximas vão fazer com que eu aprenda ainda mais.

Olha, enquanto Sebrae, o que nós percebemos, ainda mais com os dados estatísticos de hoje, é que o polo calçadista de Birigui tem muito a crescer no digital. Isso é uma oportunidade porque vai fazer com que as empresas sobrevivam e sejam competitivas no mercado. É um presente para o polo.

Acho que o mais importante de tudo é se permitir aprender, é ter tempo para viabilizar a transformação porque as coisas não acontecem do dia pra noite, mas também ter tempo para se transformar comportamentalmente. Acho que esses 10 meses vão ser uma grande oportunidade para todo mundo entender qual é a proposta e implantar a proposta.

O projeto Transconecta é importante para o polo de Birigui porque ele vai fazer com que, cada vez mais, o polo se insira na época digital e cada vez mais se movimente em função do consumidor. A gente vem de uma era que quem comandava era a empresa, era a indústria, era cheia de imposições setoriais e hoje, na verdade, quem está comandando é o consumidor. Então esse projeto vai fazer com que haja um reposicionamento estratégico do polo.”